quinta-feira, 21 de julho de 2011

Golfinhos Encalhados



Você já ouviu váaarias notícias sobre baleias encalhadas na beira da praia. Mas golfinho é bem raro não é?
Pois nessa postagem, você vai se impressionar com a história de 14 golfinhos, sendo que 3 morreram no sofrimento.

Com água até o pescoço, os resgatistas conseguiram finalmente levar os golfinhos, que estavam assustados, desorientados e à procura de sua líder, a uma milha da costa, onde foram libertados.


Revelaram que um dos golfinhos que não sobreviveu, tinha câncer. Mesmo assim, a doença não deve ter sido determinante para a sua desorientação, conforme explica Laria. Diz ainda que os golfinhos seguem a um líder geralmente um fêmea e é muito difícil que se afastem dela, mesmo que estejam com a saúde muito debilitada ou, inclusive, ela esteja morta.
A morte dos animais é o que pode aconteder de pior e é algo que as pessoas que participam dessas operações nunca se esquecem.
Os encalhes de golfinhos e baleias são um fenômeno que sempre chamam a atenção dos interesses social e científico, pois não se sabe explicar exatamente porquê acontecem. Há diversas causas possíveis, desde topografia no fundo marinho até a contaminação da água, mudanças metereológicas, fuga de predadores, intoxicação e alteração de campos magnéticos, que os desorienta. O encalhe em massa acontece por causa do instinto social desses animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário